TURISTANDO

QUINTAL DE CASA
Vista da Lagoa da Jansen – São Luis – MA

Faço isso faz muito tempo. Inicialmente a trabalho, uma vez aposentado, a passeio. No Brasil, não conheço, das capitais, Fernando de Noronha e Macapá. Do interior, muitos lugares.

Mas acho que conhecer não é exatamente o termo, a palavra apropriada. Realmente, estar em um lugar, passar por ele não quer dizer o mesmo que conhecer este ou aquele lugar. Seu povo, sua arte, seus costumes, sua comida, seus prazeres, etc…

Assim, mesmo já tendo estado, procuro voltar, tirar dúvidas, conhecer mais profundamente. E pensando assim, vejo que pouco conheço. Apenas já estive. Em muitos lugares.

E o problema mais enfrentado, na maioria destes lugares, é a exploração generalizada que ocorre contra os que não são da terra. Ou seja, contra os TURISTAS.

Palavra mágica esta. Significa recursos, dinheiro, parece “tilintar” quando se identifica um. Então tudo fica mais caro, mais difícil. O sorriso fácil, fácil demais até, passa a dirigir ao custo, ou ainda, ao custeio do prazer. Por isso, prefiro chamar-nos de TURISTANTES, que em última análise vem a ser a mesma coisa, de outra forma.

Minha intenção é mostrar lugares, modos, formas de ir, onde ir, com quem ir, procurando indicar as melhores relações de custo/benefício. Dicas de lugares, de comidas, de passeios. Que eu tenha feito, certamente e quanto tenha pago.

Que fique bem claro que este espaço não existe para que eu ganhe dinheiro ou tenha vantagens com minhas opiniões. Se acaso eu indicar ter ficado nesta ou naquela pousada ou hotel não deve significar que eu obtive alguma cortesia ou pagamento para dar indicação. Falar bem de um restaurante servirá para identificar que ali estive e que paguei a conta. De outra forma não seria honesto dizer se vale a pena ou não.

No entanto isso não significa que não haverá publicidade. Poderá haver, e sempre será identificada como tal. A preferência será de quem der vantagens aos leitores, e não aos escritores do blog.

Portanto, quero fazer deste um local diferenciado, um local acreditado, que sirva de apoio aos que passo a chamar de “TURISTANTES”, que como eu, tem prazer em viajar, de alguma forma.

PISCINA DE MARÉ BAIXA
Crianças brincando em poça da Praia da Marcela – São Luis – MA

As fotos terão sido minhas ou de meu filho Thiago Drumond, mas também poderão ser de leitores que, mediante o crédito de autoria, poderão postar neste espaço seus registros acompanhados de comentários e críticas, enriquecendo assim nosso trabalho.

Boa leitura, bom proveito e, principalmente, BOA VIAGEM.

SolonelJr

 

 

Solonel Jr.

Amante de fotografia, sangue cigano, inquieto por natureza, bancário por profissão, aposentado por sorte, jornalista por desaforo (registro nr 1.528/MA), turistante por vontade. Sou eu.

3 comentários em “TURISTANDO

  • 18/01/2016 em 12:16 PM
    Permalink

    Sou seu fã SOLONEL, gostei do blog e quero contribuir…

    Resposta
  • 20/01/2016 em 8:37 PM
    Permalink

    Gostei do blog. Excelente ideia para compartilhar uma atividade que adora viajar.

    Resposta
  • 01/02/2016 em 2:10 PM
    Permalink

    meu amigo solonel, espero que vc inclua nossas viagens nesse site.

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: